quinta-feira, 19 de março de 2009

Blogjornalismo. Uma conversa que vai além do blog

"Atendendo ao convite dos alunos da disciplina de Oficina de Jornalismo da Unifor, participei na manhã de ontem (17), na condição de blogueiro e também estudante de jornalismo do seminário Blogjornalismo. Ao meu lado deveriam estar o jornalista Leonardo Fontes, criador do ‘BlogueIsso!’ e editor do portal Verdes Mares, que não pode comparecer, pois ficou “ilhado” em casa sem um taxi e o jornalista Fernando Graziani, que também não compareceu.

O temporal que caiu no início da manhã em Fortaleza prejudicou o seminário. Com a ausência dos debatedores, os professores Ricardo Sabóia e Eduardo Freire fizeram parte da mesa de debatedores. O público foi pequeno e entre os questionamentos, alguns já ultrapassados na blogosfera, como a “disputa” de público entre blogueiros e jornalistas. Mas também houve espaço para questões mais atuais, como a capacidade de gerar renda com publicidade e novas tecnologias para o jornalismo.

Durante o o seminário uma constatação: parte da “galera” que vai sair da faculdade de jornalismo nos próximos meses, continua desconectada das novas tecnologias. Creio que isso seja um sinal ruim. A boa notícia é que alguns futuros jornalistas estão bem dispostos em conhecer o que há de “novo” e aproveitar as suas potencialidades.

Com a ausência dos demais convidados aproveitei para fazer um monólogo. Brincadeira! Na parte final do seminário, discutimos um pouco sobre o twitter, o microblog/rede social, que no momento está fazendo sucesso na grande mídia. No meu caso particular, expliquei que uso a ferramenta para comunicação e também para obter informação. Algumas pessoas na platéia ficaram admiradas ao notarem que grandes portais com G1, Folha e BBC estão no twitter.

Sobre essa “cultura” do excesso de informação, um aluno questionou se realmente precisamos ficar “tão informados” diante da explosão de notícias que há hoje. O que eu percebo é que cada vez mais a informação se transforma numa nova commodity. A seleção do que se vai ler, é um hábito natural e que a cada dia será mais frequente. Eu espero ter ajudado os colegas do curso de jornalismo com as minhas colocações.

Blogs do curso de jornalismo da Unifor:

Blog do Labjor
Notas Coordenadas

Aproveito para dividir com os leitores do blog, algumas informações que apresentei na Unifor:

Audiência na web
Usuários de Internet residencial (dez/2008): 24,5 milhões
Usuários de Internet no Brasil (dez/2008): 43,1 milhões
(residencial, trabalho, escola, lan-house, biblioteca – 3º trimestre 2008)
O internauta brasileiro consome: 2 mil páginas/mês
Existem 135 milhões de blogs no mundo | 2 milhões no Brasil
Tempo de navegação: 22h50min (dez/2008)
O internauta brasileiro é líder na leitura de blogs/dia (52%)
A média mundial de leitura por dia é de (31%)
Fonte: Ibope

Perfil dos habitantes digitais
Turista Digital – Aquele sujeito que entra de vez em quando pra tirar um e-mail, procurar uma notícia.
Imigrante Digital – Aquelas pessoas que resolveram mudar de mala e cuia para universo digital.
Nativo Digital – Já nasceram dentro do universo digital. Para eles é inconcebível ir ao banco ou comprar um produto fora da internet.
A definição foi apresentada por Walter Longo, VP Estratégia e Inovação da Y&R. Ainda segundo ele, os nativos digitais estão crescendo em número e em poder de decisão, pois eles estão chegando na faixa dos 28-30 anos.

Tendências no jornalismo - 2009
Um relatório anual (The State of News Media 2009) publicado nesta segunda-feira (16) aponta tendências na área de jornalismo e de consumo de notícias:
1) Mídia impressa está em declínio de audiência e receita com publicidade.
2) Número de americanos que acessa a web para ler notícias subiu 19%. A receita de publicidade online também cresceu.
3) A audiência dos sites de notícias sobe. Cresce justamente naqueles que têm um caráter de agregador e organizador de informações
4) No último ano, os chamados “sites de jornalismo cidadão” ganharam espaço onde a grande mídia não cobre.
5) As grandes empresas de comunicação continuam experimentando o “jornalismo cidadão”.
6) As pessoas estão indo atrás de indivíduos (jornalismo individual) e não de grandes marcas do jornalismo."

Fonte:Texto reproduzido do Blog Liberdade Digital,de Emílio Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário