"Atendendo ao convite dos alunos da disciplina de Oficina de Jornalismo da Unifor, participei na manhã de ontem (17), na condição de blogueiro e também estudante de jornalismo do seminário Blogjornalismo. Ao meu lado deveriam estar o jornalista Leonardo Fontes, criador do ‘BlogueIsso!’ e editor do portal Verdes Mares, que não pode comparecer, pois ficou “ilhado” em casa sem um taxi e o jornalista Fernando Graziani, que também não compareceu.
O temporal que caiu no início da manhã em Fortaleza prejudicou o seminário. Com a ausência dos debatedores, os professores Ricardo Sabóia e Eduardo Freire fizeram parte da mesa de debatedores. O público foi pequeno e entre os questionamentos, alguns já ultrapassados na blogosfera, como a “disputa” de público entre blogueiros e jornalistas. Mas também houve espaço para questões mais atuais, como a capacidade de gerar renda com publicidade e novas tecnologias para o jornalismo.
Durante o o seminário uma constatação: parte da “galera” que vai sair da faculdade de jornalismo nos próximos meses, continua desconectada das novas tecnologias. Creio que isso seja um sinal ruim. A boa notícia é que alguns futuros jornalistas estão bem dispostos em conhecer o que há de “novo” e aproveitar as suas potencialidades.
Com a ausência dos demais convidados aproveitei para fazer um monólogo. Brincadeira! Na parte final do seminário, discutimos um pouco sobre o twitter, o microblog/rede social, que no momento está fazendo sucesso na grande mídia. No meu caso particular, expliquei que uso a ferramenta para comunicação e também para obter informação. Algumas pessoas na platéia ficaram admiradas ao notarem que grandes portais com G1, Folha e BBC estão no twitter.
Sobre essa “cultura” do excesso de informação, um aluno questionou se realmente precisamos ficar “tão informados” diante da explosão de notícias que há hoje. O que eu percebo é que cada vez mais a informação se transforma numa nova commodity. A seleção do que se vai ler, é um hábito natural e que a cada dia será mais frequente. Eu espero ter ajudado os colegas do curso de jornalismo com as minhas colocações.
Blogs do curso de jornalismo da Unifor:
Blog do Labjor
Notas Coordenadas
Aproveito para dividir com os leitores do blog, algumas informações que apresentei na Unifor:
Audiência na web
Usuários de Internet residencial (dez/2008): 24,5 milhões
Usuários de Internet no Brasil (dez/2008): 43,1 milhões
(residencial, trabalho, escola, lan-house, biblioteca – 3º trimestre 2008)
O internauta brasileiro consome: 2 mil páginas/mês
Existem 135 milhões de blogs no mundo | 2 milhões no Brasil
Tempo de navegação: 22h50min (dez/2008)
O internauta brasileiro é líder na leitura de blogs/dia (52%)
A média mundial de leitura por dia é de (31%)
Fonte: Ibope
Perfil dos habitantes digitais
Turista Digital – Aquele sujeito que entra de vez em quando pra tirar um e-mail, procurar uma notícia.
Imigrante Digital – Aquelas pessoas que resolveram mudar de mala e cuia para universo digital.
Nativo Digital – Já nasceram dentro do universo digital. Para eles é inconcebível ir ao banco ou comprar um produto fora da internet.
A definição foi apresentada por Walter Longo, VP Estratégia e Inovação da Y&R. Ainda segundo ele, os nativos digitais estão crescendo em número e em poder de decisão, pois eles estão chegando na faixa dos 28-30 anos.
Tendências no jornalismo - 2009
Um relatório anual (The State of News Media 2009) publicado nesta segunda-feira (16) aponta tendências na área de jornalismo e de consumo de notícias:
1) Mídia impressa está em declínio de audiência e receita com publicidade.
2) Número de americanos que acessa a web para ler notícias subiu 19%. A receita de publicidade online também cresceu.
3) A audiência dos sites de notícias sobe. Cresce justamente naqueles que têm um caráter de agregador e organizador de informações
4) No último ano, os chamados “sites de jornalismo cidadão” ganharam espaço onde a grande mídia não cobre.
5) As grandes empresas de comunicação continuam experimentando o “jornalismo cidadão”.
6) As pessoas estão indo atrás de indivíduos (jornalismo individual) e não de grandes marcas do jornalismo."
Fonte:Texto reproduzido do Blog Liberdade Digital,de Emílio Moreno
quinta-feira, 19 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário