quinta-feira, 6 de agosto de 2009

INFORMAÇÕES SOBRE A PROFESSORA INÊS VITORINO

Inês Vitorino Sampaio

UFC – Universidade Federal do Ceará

É doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com participação em um programa de Doutorado Sandwiche no Institut für Publizistik- und Kommunikationswissenschaft da Westfälische Wilhelms-Universität Münster (Alemanha). É professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e colaboradora do Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordena o GRIM - Grupo de Pesquisa das Relações Infância, Adolescência e Mídia (CNPq) e é autora do livro Televisão, Publicidade e Infância, além de vários artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais.

Fonte:Site da Andi


Grupo de pesquisa que atua

Segundo o Cnpq:"O GRIM reune pesquisadores cujos estudos têm tematizado, nos últimos anos, aspectos diversos da relação infância , adolescência e comunicação. A formalizacao deste Grupo permite consolidar uma prática informal de articulação entre pesquisadores da Universidade Federal do Ceará(UFC) e Universidade de Fortaleza(UNIFOR) e integrar novos interessados na pesquisa nesse campo. É seu propósito aprofundar referenciais teórico-metodológicos que permitam compreender os processos comunicativos contemporâneos, especialmente no campo da comunicacao midiática, a partir do foco na Criança e no Adolescente. Nestes três anos, o GRIM foi agraciado com 02 (duas) bolsas PIBIC-UFC e uma bolsa CAPES, nível Mestrado. Além disso, uma estudante do grupo, com base em uma seleção nacional de projetos, foi contemplada como uma bolsa da ANDI/Instituto Alana para elaboração de trabalho de conclusão de curso sobre a Publicidade dirigida à Criança e ao Adolescente. Neste campo da relação da criança e do adolescente com a Comunicação, gerou 05 (cinco) monografias de conclusão de curso. O GRIM tem se voltado nos últimos anos, de modo especial, à discussão da Classificação Indicativa na TV. A pesquisa "Leituras da Criança e do Adolescente sobre a Classificação Indicativa e o Sistema de Classificação Etária" em andamento conta com apoio do CNPq, nos termos do Edital MCT/CNPq 02/2006 Na figura de sua coordenadora, o GRIM se fez representar no I Colóquio Nacional sobre a Classificação Indicativa na TV, além de integrar o corpo de autores do livro "Classificação Indicativa: o diálogo entre a teoria e a prática", a convite do Ministério da Justiça. Artigos tratando desta temática foram, ainda, apresentados no Lusocom em 2006, no Intercom e na VI Bienal Iberoamericana de Comunicaçâo em 2007 e na ALAIC em 2008."

Linha de Pesquisa que atua:Mídia e Práticas Sócio-culturais

De acordo com o Cnpq:"visa pesquisar as práticas sócio-culturais em suas relações com as mídias nas sociedades contemporâneas, tendo em vista as condições e formas a partir das quais os agentes definem suas práticas na relação cotidiana com o sistema das mídias e suas formas simbólicas."

Fonte:Sobre linha de pesquisa e grupo de atuação,os textos foram extraídos do Cnpq

Nenhum comentário:

Postar um comentário