segunda-feira, 12 de julho de 2010

Não basta ser jornalista, tem que empreender

by elisa araujo

"Há alguns dias o título Now You Have to Be an Entrepreneur, Too? chamou minha atenção e eu fui ler o post escrito por Ken Kobre, professor de fotojornalismo na San Francisco State University. Ele se perguntava se além de todas as habilidades que um profissional do jornalismo precisa desenvolver era necessário também ser um empreendedor e criar suas próprias oportunidades de negócio. E ainda entender de desenvolvimento de produto, marketing, promoção, vendas etc. A resposta para a pergunta de Kobre é “sim”. O jornalista na internet precisa ter essas outras habilidades (mesmo que ele não seja dono de seu próprio negócio) precisa saber promover seu trabalho, saber como funciona a publicação de conteúdo num site ou blog, qual a viabilidade econômica do veículo.

Uma resposta mais enfática à pergunta de Kobre é a notícia de que o curso de jornalismo da City University of New York (CUNY) lançou um programa de pós graduação de “entrepreneurial journalism”. Vai ensinar sobre tecnologias para jornalismo, modelos de negócios, desenvolvimento de produto, mídia social para a área e tendências como o jornalismo “hyperlocal”. O curso é comandado porJeff Jarvis, blogueiro, analista de mídia e diretor do programa de jornalismo interativo da CUNY."

Nenhum comentário:

Postar um comentário