domingo, 14 de junho de 2009

Resumo: PRÁTICAS POLÍTICAS E CIDADANIA NO SITE DE RELACIONAMENTO ORKUT: Individualismo e auto-afirmação nas comunidades virtuais – Márcia Vidal Nunes

Hipótese: “O site de relacionamento orkut reflete uma nova forma de interação social virtual, onde as dimensões da identidade, da participação em comunidades e do exercício da cidadania passam por profundas redefinições (…) um exemplo, dentre vários, de um espaço onde se busca forjar essa identidade fluida e, ao mesmo tempo, através da inserção em comunidades, consolidar laços com outras pessoas que tenham interesses afins.” (p. 1)

Questão: “O site de relacionamento orkut usa a internet, para viabilizar ações que levem ao efetivo exercício da cidadania, contribuindo para a democratização dos meios de comunicação, ampliando a politização da população, a participação política e elevando o nível de consciência crítica das pessoas? Ou estes sites não teriam qualquer tipo de compromisso com a participação, o exercício da cidadania e a compreensão do individuo em torno do mundo que o cerca?” (p. 2)

Condições da Produção de Subjetividade: “No novo ethos da acumulação capitalista flexível, a identidade pessoal tem de ser plástica o suficiente (sem os retardamentos de natureza ética do self tradicional) para ajustar-se à veloz mutabilidade do mercado (de capitais, de idéias e profissões) e das tecnologias de trocas inter-humanas.” (p. 3)

Resultado é uma subjetividade pautada por uma identidade líquida: “Segundo BAUMAN (2003), a identidade deve continuar flexível e sempre passível de experimentação e mudança; deve ser o tipo de identidade “até nova ordem”. A realidade de desfazer-se de uma identidade no momento em que ela deixa de ser satisfatória, ou deixa de ser atraente pela competição com outras identidades mais sedutoras é muito mais importante do que o “realismo” da identidade buscada ou momentaneamente apropriada.” (p. 3)

Identidade e Democracia: “RAZIO (1999, p. 97) afirma que o processo de estrangulamento deliberado da democracia vem levando a uma fragmentação paulatina da sociedade. Com isto, vêm sendo destruídos dois fundamentos decisivos da democracia liberal, ou seja, o princípio do governo responsável e de um povo democrático com capacidade consensual. O resultado é uma democracia vazia e carente de sentido, como acontece ao conceito de cidadania. (…) Vivemos num mundo de democracias formais, não reais, onde mandam os investidores e os especuladores financeiros, não os governos.” (p. 5)

TICs e Democracia: “Para MOHME (1999:108), os meios de comunicação de massa devem contribuir para a democratização da comunicação, sendo os intermediários entre a cidadania e a classe política, canalizando, difundindo, multiplicando ou diminuindo determinadas opiniões. Outorgam e retiram a credibilidade a determinados líderes e formações políticas. Uma segunda tarefa em prol da democratização é permitir a expressão das opiniões do cidadão comum, de maneira que termine o círculo vicioso de opiniões e confirmações ou discrepâncias entre os membros da classe política que termina afastada cada vez mais dos interesses e inquietudes concretos da cidadania.” (p. 5)

Identidade e Orkut: “No orkut, o indivíduo é identificado a partir do perfil que ele mesmo apresenta de si. Parte da constituição desse perfil é dada por elementos pré-estabelecidos, sem dar liberdade para que a pessoa se auto-defina. Isso leva à construção de uma identidade “camisa de força” onde o indivíduo está muito mais preocupado em se enquadrar do que definir o que de fato é.
A formação da identidade por uma adesão ao modo pré-estabelecido de existir, definido na multiplicidade de opções delimitada pelo site, confere ao indivíduo a confortável sensação de aconchego, proteção e segurança,de fazer parte, momentaneamente, de uma comunidade, que vai aceitá-lo e amá-lo pelos simples fato dele ter-se “adequado” às regras pré-estabelecidas para sua inclusão.” (p. 7)

Exemplo: “Dentro da comunidade “Eu sou brasileiro” o participante é tomado pela mão, para assumir uma das primeiras identidades que lhe acompanha a vida toda (pertence-se a um território), mas também a de sentir um orgulho particular no lugar onde a comunidade não acessa.” (p. 10)

Fonte:Blog do Daniel Ávila

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