segunda-feira, 31 de maio de 2010

PT Ceará promove seminário: As Redes Sociais na Campanha do PT

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores convida a militância para participar do seminário "As redes sociais na campanha do PT", com a presença de Marcelo Branco, coordenador de redes sociais da pré-campanha de Dilma Rousseff.

SEMINÁRIO: AS REDES SOCIAIS NA CAMPANHA DO PT

3 de Junho, quinta-feira, no Instituto Aldy Mentor

Av. Antônio Sales, 1.740 - Aldeota / próximo à Av. Barão de Studart

Programação

8h - Credenciamento

8h30 - Abertura

9h - Debate: As redes sociais na campanha do PT, com a presença de Marcelo Branco

12h - Intervalo/almoço

14h - Orientações jurídicas para militância virtual

14h30 às 17h - Oficinas: Ferramentas de campanhas na internet (twitter, orkut, youtube, facebook e outros)

Fonte: Site do PT Ceará

Relação entre comunicação e teatro será discutida na UFC

" Na próxima quarta-feira, dia 02 de junho, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, estudantes e professores dos cursos de Comunicação Social e de Artes Cênicas se encontrarão para discutir a comunicação feita para o teatro em Fortaleza. Na mesa redonda, profissionais das duas áreas analisarão os problemas enfrentados pelo teatro local em relação à area de comunicação. A mesa contará com a participação de Magela Lima, editor adjunto do núcleo de Cultura e entretenimento do jornal O Povo, Herê Aquino, diretora do grupo Expressões Humanas e Ivna Araújo da Ato Produções.

A mesa redonda é a etapa final da campanha "O que o teatro diz pra você?" iniciada no dia 27 de maio. A campanha tem como objetivo levar a discussão sobre teatro e comunicação para os estudantes dos dois cursos e refletir sobre como é feita a comunicação para o teatro em Fortaleza, trazendo à tona questões relevantes tanto para quem produz teatro quanto para quem o comunica. Para isso, um perfil criado no twitter propõe reflexões sobre as estratégias utilizadas pelos grupos, a participação do público jovem, a falta de espaço na mídia, verbas e políticas públicas. A campanha se concentra na internet, mas peças impressas estão espalhadas pelo CH2-UFC (Centro de Humanidades - área 2 - UFC) e Teatro Universitário.


A campanha “O que o teatro diz pra você?” foi elaborada na disciplina Laboratório de Publicidade do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará. Nesta disciplina os alunos desenvolvem campanhas que discutem a atuação publicitária."


Serviço
Mesa Redonda - A comunicação para o Teatro
dia 02/06 - 9h
Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno
Av. da Universidade, 2210 - Benfica

Fonte: Site do Curso de Comunicação da UFC

quarta-feira, 26 de maio de 2010

10 critérios para otimização das Midias Sociais

"Este post resume dez pontos que devem ser levados em conta para otimizar as midias sociais. Não é apenas um perfil na midia social, onde se recomenda a utilização destes para a divulgação da marca pessoal, mas também como parte de uma estratégia de marketing.
Para aqueles que nunca tinham ouvido falar em SMO (Social Media Optimization) o Wikipédia diz: “é um termo de marketing que se refere à estratégia e um conjunto de ações realizadas em redes sociais e comunidades online para publicidade ou fins comerciais.”
Com base nesta definição, e tendo em conta a vontade expressa por diferentes pessoas para ter uma base concreta e uma pausa mais, eu reuni os seguintes itens para tratar de Social Media.
1. Monitore o que dizem sobre sua marca.
2. Ver o que os concorrentes estão fazendo e investigue o conteúdo.
3. Antes de se estabelecer uma estratégia e um plano de implementação, pense o que te leva a tingir os seus objetivos.
4. Adicione distribuição de botões de modo que as pessoas possam compartilhar o seu conteúdo nos canais de mídia social. Não se esqueça de botões de RSS e proporcionar a possibilidade de que as pessoas possam fazer isso.
5. Traçar estratégias para aproveitar as palavras, permitindo crescer exponencialmente e se tornam mais visíveis.
6. Conecte-se com outras comunidades e indivíduos, participe das conversas.
7. Mova o seu conteúdo e busca a sua marca.
8. Forneça dinâmicas interessantes.
9. Ações foram consistentes em seu Web site e procure sempre agregar valores.
10. Analise e reflita ao longo do tempo como você está fazendo.
Essas dicas resumem as atividades específicas a serem realizadas. Mas a primeira coisa é entender a importância da comunicação on-line ativa e tornar este um ponto importante na estratégia de marketing."

Fonte: Gustavo Henrique do Blog da Canção Nova

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Papos em Rede, dia 25: "Empreendendo na Web"

O Dragão do Mar abrirá as portas do seu auditório, no dia 25 de maio, às 19h, para a terceira edição do Papos em Rede. O primeiro encontro mostrou como grandes empresas multinacionais investem em cearenses geradores de conteúdo, ainda ignorados pelo mercado de comunicação local. No segundo, o tema foi o poder dos vídeos online, amadores ou não, que se disseminam pela web de forma viral.

Desta vez a pauta será "Empreendendo na Web". Os dois convidados têm histórias bem diferentes. Rodolfo Sikora já prestou serviços a empresas como Velox e Click21, mas ganhou destaque mesmo quando se associou a jovens de Bangladesh e da Índia para criar o IJigg.com. Sikora é parceiro do Cazé, da MTV, em projetos como o Gafanhoto e o Gengibre, rede social online de compartilhamento de arquivos de áudio gravados do celular.

Já Claudio Freire seguiu um caminho mais formal, constituindo uma empresa com sede fixa e um quadro de funcionários. A ArgoHost é fruto da união de três jovens colegas de faculdade que, com R$ 100 cada um, transformaram este investimento na empresa líder no segmento de hospedagem de sites do Ceará, hospedando atualmente cerca de 20 mil sites, com clientes espalhados por todos os estados brasileiros. Segundo o HostMapper, a ArgoHost figura hoje entre as 50 maiores empresas de hospedagem do Brasil.

Serviço:
"Empreendendo na Web"
Dia 25 de maio, terça-feira, às 19h. Grátis.

Auditório do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar (em frente ao Planetário)
Palestras de 20 minutos com Claudio Freire e Rodolfo Sikora, seguido por debate.

Links:
Rodolfo Sikora - http://sikora.poraki.com.br/
Claudio Freire - http://www.argohost.net/

Mais informações:
Gabriel Ramalho - 8765.3545
Hélcio Brasileiro - 9104.9220

Encontro debate como a mídia pauta crianças e adolescentes

" Os jornalistas Aline Baima, assessora de comunicação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA) e Alberto Perdigão, editor-chefe e apresentador do Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, são os próximos convidados do Ciclo de Debates em Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Desta vez o tema será “Como a mídia pauta crianças e adolescentes: os desafios para a assessoria de comunicação”. O debate ocorre amanhã (18), às 18h30, no auditório da Biblioteca do Centro de Humanidades da universidade. A data escolhida tem um significado importante por ser o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O encontro busca discutir como profissionais da comunicação podem se contrapor e se complementar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Discutir a importância da mídia para a formação da imagem do jovem na sociedade também é meta do evento.

O Ciclo de Debates é organizado pelos estudantes da disciplina de Assessoria de Comunicação, ministrada pela professora Klycia Fontenele, do curso de Comunicação Social da UFC. A entrada é gratuita."

Fonte: Blog Liberdade Digital